sexta-feira, abril 18, 2008

Caminho de Santiago com Prof. Nandim de Carvalho





Como tem vindo a ser habitual, encontramo-nos no Hotel Mundial para um jantar seguido de Tertúlia. Desta feita com o Professor Nandim de Carvalho, fundador da Maçonaria regular portuguesa.

O professor trouxe-nos a sua experiência do último percurso de 160 Km que recorreu a pé até Santiago de Compostela.

Ainda que não católico, o professor revelou que aquela caminhada de 8 dias, +/- 20 Km por dia, proporcionou um encontro consigo próprio e de re-harmonia com a Natureza e o mundo e que por só por isso recomenda vivamente que a façamos.

Abordou alguns aspectos esotéricos do percurso, como seja as vieiras simbolizarem a orientação do caminho unindo-se num ponto para onde convergem todas as linhas, a forma de caminhar com o cajado revela-lhe a perfeição do compasso maçom, assim como na passada se vê o triangulo… O facto de o caminho ser milenar em que o homem percorria terra á procura de onde o sol morria, caminhando de Este para Oeste foi uma característica abordada.

No final da noite foi-nos dada uma breve explicação do que é a Maçonaria e a diferença da regular e irregular. Falou-nos que todas as estruturas são feitas de homens e por muito perfeitas que sejam aquelas, estes têm tendência a estraga-las com a sua soberba.

Mais um bom serão cultivando-nos sem "pré-conceitos"

Alguns sites para procurar sobre os temas da tertúlia:











Sem comentários:

Enviar um comentário